A plataforma PagTesouro está cada vez mais disseminada no governo federal.

A plataforma PagTesouro está cada vez mais disseminada no governo federal, atualmente, 44 órgãos públicos aderiram a plataforma que permite o pagamento de serviços públicos via cartão de crédito e PIX.

Entre os serviços que podem ser pagos por meio eletrônico estão emissão de passaporte, registro de patentes e taxas e multas sanitárias e inscrições em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as transações do PagTesouro ficam registradas nos sistemas de arrecadação como Guia de Recolhimento da União (GRU) digital, criado pelo Ministério da Economia para o recolhimento das receitas correspondentes.

Tanto o órgão arrecadador como o contribuinte podem visualizar o pagamento logo após sua finalização. Todas as instituições financeiras que operam o Pix aceitam pagamentos do PagTesouro.

Para realizar pagamentos pelo PagTesouro, é necessário que o serviço esteja disponível no site do órgão público. Assim que o cidadão pedir um serviço, o logotipo da plataforma aparecerá na página, basta clicar nele e escolher a forma de pagamento desejada: cartão de crédito ou Pix. No pagamento por cartão de crédito, o contribuinte poderá parcelar o débito.

 

Fonte: Agência Brasil